15/04/2024
A decisão judicial na perspectiva da neurociência foi tema de curso na Escola Judicial
<<VoltarO Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) promoveu na quinta e sexta-feira, 11 e 12 de abril, o curso “O Cérebro que Julga: Neurociências para Juízes”. A atividade, organizada pela Escola Judicial, foi direcionada aos magistrados e servidores e foi realizada em Curitiba.
O evento teve o objetivo de possibilitar a compreensão sobre o funcionamento do cérebro humano e sobre a interferência deste funcionamento na tomada de decisão judicial. Por meio de exposição, debates e exercícios, os participantes foram orientados a identificar fatores irrelevantes, surgidos ao acaso ou como fruto da intenção de partes no processo, que podem interferir na decisão judicial, e os principais erros de julgamento e as estratégias para que sejam minorados.
O professor foi o juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, titular do 3º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Natal (RN). O convidado tem formação em neurociências e cognição pela PUC-RS.
Entrevista com juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior
Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior - Juiz titular do 3º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Natal, RN. Doutor em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em direito pela UNISINOS. Possui formação em neurociências e cognição pela PUC-RS (aperfeiçoamento). É professor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), onde ministra, dentre outras, a disciplina “Heurística e Vieses”, na formação inicial. É autor dos livros “O Cérebro que Julga: neurociências para juristas” (Emais Editora, 2023) e “Controle Remoto Judicial: quando se decide sem decidir” (Lumen Juris, 2014).
Texto e fotografia: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br