Painel abordará o pensamento a longo prazo na prevenção de doenças laborais

<<Voltar
Imagem: Descrição: na parte superior, em fundo verde escuro, escrito em letras brancas: Prevenção de acidentes e doenças do trabalho: pensando a longo prazo. O exemplo do amianto”. Abaixo, o fundo tem tonalidade verde claro e possui as fotos dos três palestrante: Margaret Matos de Carvalho, Procuradora Regional do Trabalho – MPT-PR, uma mulher branca, de cabelos castanhos lisos, na altura dos ombros, olhos castanhos, vestindo blazer vermelho e echarpe com listras vermelhas, brancas e pretas; Claudirene Andrade Ribeiro, Juíza do Trabalho – TRT-MT, uma mulher branca, de cabelos grisalhos cacheados, na altura dos ombros, olhos castanhos, vestindo camisa social azul; e Edevar Daniel, Médico do Trabalho, um homem branco, de cabelo castanho, levemente grisalho, com cavanhaque grisalho, vestindo camisa social azul e jaleco branco por cima. Abaixo, em fundo cinza claro, constam as informações: “02/08, 10h às 12h, Canal do TRT-PR no YouTube. Debatedoras: Coordenadoras do PTS no TRT-PR”. Do lado direito, constam as fotos das debatedoras: Juíza Ana Saladini, uma mulher branca, com cabelos castanhos, levemente ondulados nas pontas, na altura dos ombros, olhos castanhos, usando blusa preta; e Juíza Sandra Assad, uma mulher branca, com cabelos lisos e loiros na altura dos ombros, olhos verdes, utilizando uma echarpe em tons de laranja com branco. Na parte inferior, em fundo branco, escrito: “Organização: GETRIN-PR”, seguido pelas logos do TRT da 9ª Região, do Programa de Trabalho Seguro, Ministério Público do Trabalho e Associação Paranaense de Medicina do Trabalho. (arquivo JPG)

O Programa Trabalho Seguro e a Seção de Sustentabilidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) promovem, no dia 2 de agosto, das 10h às 12h, o painel “Prevenção de acidentes e doenças do trabalho: pensando a longo prazo. O exemplo do Amianto”, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho. Em formato online, o painel terá transmissão pelo Canal do YouTube do TRT9.

Os palestrantes convidados são a juíza do Trabalho do TRT-23 (MT), Claudirene Andrade Ribeiro, Doutora em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela USP; o médico e professor Edeval Daniel; e a procuradora regional do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), Margaret Matos de Carvalho. O debate terá a mediação das juízas coordenadoras do Programa Trabalho Seguro no TRT-PR, Ana Paula Sefrin Saladini e Sandra Mara Flügel Assad.

A partir do exemplo do amianto, o debate abordará a necessidade de reflexão sobre o impacto futuro de eventuais agentes nocivos à saúde de trabalhadoras e trabalhadores. Hoje reconhecido como cancerígeno, o amianto foi largamente utilizado durante décadas na indústria, especialmente da construção civil.

A discussão será realizada em conjunto com as instituições participantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-PR), criado em setembro de 2023 com o objetivo de implementar programas e ações regionais voltados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho no Paraná.

Texto: Márcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Luciana Fontana / Ascom TRT-PR

Última atualização: quarta-feira, 31 jul. 2024, 14:14