Conferências, painéis e palestras abordam temas atuais da magistratura na Semana Institucional

<<Voltar
Imagem: Arte com fundo colorido com elementos retangulares nas cores verde claro, azul claro e azul escuro. Sobre esses elementos escrito em branco: 12 semana institucional da Magistratura, 10 a 12 de setembro de 2024. Programação. (arquivo JPG)

Entre os dias 10 e 12 de setembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) realiza a 12ª Semana Institucional da Magistratura com o tema “Os novos desafios da Justiça do Trabalho, novas tecnologias e os impactos dos processos disruptivos na jurisdição”. O evento acontecerá no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, no edifício sede do Tribunal, em Curitiba.

A semana institucional é organizada anualmente pela Escola Judicial do TRT-PR e reúne as magistradas e os magistrados de todo o Estado. A programação aborda temas atuais da magistratura e do Direito, além de questões sociais relacionadas ao mundo jurídico.

A cerimônia de abertura será conduzida pelo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e pela diretora da EJ, desembargadora Ana Carolina Zaina. Na ocasião, acontecerá a entrega de medalha de honra ao mérito da Escola Judicial ao desembargador Luiz Eduardo Gunther.

Entre os convidados desta edição, o desembargador aposentado do TRT-3, Márcio Túlio Viana proferirá a conferência de abertura, intitulada “Nós, os juízes, vistos por eles, os demandantes”. Autor de diversas obras jurídicas e professor, Márcio é pós-doutor pela Universidade de Roma “La Sapienza”.

Painéis
Dois painéis abrirão a programação do segundo e do terceiro dias do evento.

No dia 11, o painel “Equidade de raça, gênero e diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho – Resolução nº 368/2023 do CSJT” reunirá o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Edinaldo César Santos Junior, que falará sobre equidade racial, com o título “Aquilombar é preciso” e o professor Pedro Augusto Gravatá Nicoli, pós-doutor pelo Departamento de Gênero, Sexualidade e Estudos Feministas da Duke University, dos Estados Unidos, que abordará o tema “LGBTfobia e Justiça do Trabalho: um raio-x da jurisprudência antidiscriminatória trabalhista brasileira”.

No terceiro dia do evento (12), “As consequências do uso da inteligência artificial generativa na área jurídica” será o tema do painel de abertura. O expositor será o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Fábio Ribeiro Porto, doutorando em Direito na Universidade Clássica de Lisboa e membro do Grupo de Trabalho sobre Transformação Digital da Comissão Permanente da Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa.

Isabela Rossi Cortes Ferrari, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Roberta Ferme Sivolella, juíza do Trabalho do TRT1 e juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e Bráulio Gabriel Gusmão, juiz do Trabalho do TRT9 e secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, serão os debatedores.

Palestras
Além das conferências e dos painéis, a programação da 12ª Semana Institucional conta a realização de sete palestras, que abordarão temas como saúde mental do trabalhador, fake news, fraudes eletrônicas, segurança e saúde do trabalho, como lidar com o estresse, atuação do TST e a competência trabalhista.

A programação contará ainda com a participação da Corregedoria Regional do TRT-PR, que apresentará a plataforma “Painel da Magistratura” e com o lançamento do livro “O trabalho invisível de cuidado – Pobreza de tempo e equidade de gênero”, de autoria da Juíza Ana Paula Sefrin Saladini, do TRT-PR.

A conferência de encerramento ficará a cargo do ministro e presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga. Ainda no encerramento, haverá a entrega de comendas e medalhas.

Acesse AQUI a programação completa.

Texto: Márcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Escola Judicial 
TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: sexta-feira, 6 set. 2024, 13:52