TRT-PR promove oficinas de linguagem simples para a área judiciária

<<Voltar
A imagem é um banner para o evento “Oficinas de Linguagem Simples para a Área Judiciária - Módulo 1”. O fundo é predominantemente azul claro, com detalhes e ilustrações que remetem a documentos e escrita. A fonte usada no texto é branca e amarela. Abaixo do título, aparecem as seguintes informações, centralizadas na página: - Abertura: Desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu. Consta a foto da desembargadora em um círculo pequeno com borda amarela ao lado esquerdo do texto. - Linguística e Linguagem Jurídica: Prof. Dra. Teresa Cristina Wachowicz. Consta a foto da professora em outro círculo, semelhante ao da desembargadora. Abaixo, em um retângulo de tonalidade azul mais escuro, constam as seguintes informações: - Datas: 07/11, 14/11, 21/11, 28/1 - Público-alvo: Servidores/as da área judiciária (prioridade para o 2º grau – gabinetes de desembargadores/as). - Modalidade: EaD síncrono. - Mais detalhes nos informativos da Escola Judicial. Logo abaixo, constam as professoras orientadoras, mostradas com fotos em círculos com bordas amarelas, acompanhadas de seus nomes e títulos acadêmicos: - Prof. Dra. Carla Alessandra Cursino. - Prof. Ms. Shirley Almeida Santana. - Prof. Ms. Fernanda Carolina Cruzetta. No rodapé do banner, constam as logos do Tribunal Regional do Trabalho – 9ª Região e da Escola Judicial.

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em parceria com a Escola Judicial (EJ), realizará uma série de oficinas voltadas à introdução da Linguagem Simples no âmbito do Judiciário. As aulas acontecerão nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, das 10h às 12h, na modalidade de Ensino à Distância (EaD) com encontros síncronos na plataforma Zoom. As inscrições acontecem até o dia 4 de novembro, pelo sistema SisEJud.

Clique aqui para se inscrever.

A mesa de abertura das oficinas contará com a presença da desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu e da professora doutora Teresa Cristina Wachowicz, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A ação formativa destina-se a servidoras e servidores da área Judiciária do TRT-PR, com prioridade para o 2º grau. Serão oferecidas 25 vagas. Por meio de atividades práticas de escrita, os participantes serão capacitados a identificar elementos textuais em peças jurídicas passíveis de simplificação, promovendo a tradução de textos jurídicos em Linguagem Simples.

Os encontros serão conduzidos pelas professoras Carla Alessandra Cursino, doutora em Estudos Linguísticos e especialista em Linguagem Simples; Fernanda Carolina Cruzetta, doutoranda em Estudos Linguísticos e especialista em Linguagem Simples; e Shirley Almeida Santana, doutoranda em Estudos Linguísticos e especialista em gênero textual discursivo-jurídico.

A participação contará para fins de Adicional de Qualificação, mediante registro de presença, participação nas atividades práticas dos encontros e realização das atividades avaliativas. Para aprovação, será necessária a presença síncrona nos quatro encontros, sendo excepcionalmente admitida uma falta, que deverá ser compensada por meio de assistência à gravação do respectivo encontro e resposta ao questionário.

Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: sexta-feira, 25 out. 2024, 16:18