14/2/25
Curso 'A Divina Comédia - Purgatório, de Dante Alighieri' tem inscrições abertas até dia 18
<<Voltar
O curso "A Divina Comédia - Purgatório, de Dante Alighieri", promovido pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª RegiãO (TRT-PR) em parceria com a Escola Judicial (EJ), está com inscrições abertas até o dia 18, terça-feira. O curso será realizado entre os dias 21 de fevereiro e 27 de junho. Com coordenação da juíza auxiliar da Presidência Simone Galan de Figueiredo, o conteúdo será ministrado pelo professor, poeta e tradutor Guilherme Gontijo Flores.
Ele é professor adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP).
A programação será realizada em modalidade telepresencial com carga horária de 30 horas. Acontecerão aulas síncronas, pela plataforma Zomm, nos dias 21 de fevereiro, 7 e 28 de março, 25 de abril, 23 de maio e 27 de junho, sempre das 15h às 18h.
Para aprovação, será exigida a participação síncrona integral em pelo menos cinco das seis aulas. Será permitida a falta em apenas uma das aulas, que deverá ser reposta futuramente mediante gravação do curso. Será exigido o preenchimento de avaliação de reação e avaliação de aprendizagem. São oferecidas 200 vagas para servidoras e servidores e 50 vagas para magistradas e magistrados do TRT-PR, incluindo aposentadas(os). O número de vagas pode ser ampliado de acordo com a procura.
As inscrições devem ser feitas pelo SisEJud (acesse portal do aluno/inscrições abertas).
Purgatório
O módulo Purgatório do curso acontece na sequência do módulo "Inferno", que foi realizado entre os dias 19 de julho e 16 de dezembro de 2024. A participação no módulo "Inferno" não constitui pré-requisito para participação no módulo "Purgatório".
No Purgatório, Dante continua pessoalmente sua viagem pelo universo além-vida, numa espécie de rito iniciático em que ele pode conversar com figuras míticas e históricas de vários tempos. Aqui ele continua acompanhado pelo seu guia, o poeta romano Virgílio, num caminho de ascensão entre as almas que precisam passar por uma penitência antes de adentrarem o Paraíso: as discussões poéticas, filosóficas e teológicas ficam por vezes mais complexas, ao mesmo tempo em que o tom geral da obra vai se adequando à serenidade em purgação desse novo espaço.
Texto: Márcio Lopes
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br