Programação especial celebra o Dia Internacional da Mulher na Justiça do Trabalho do Paraná

<<Voltar

O mês de março conta com uma programação de celebrações para destacar a importância do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) terá atividades em Curitiba, Londrina e Maringá com música, ações de valorização da memória, confraternização, reflexão sobre equidade de gênero, mostras e palestras.

A data é lembrada desde 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres. O objetivo é provocar debates sobre as desigualdades e a discriminação de gênero em todo mundo. Neste ano, o tema da campanha da ONU Mulheres é 'Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento'.

Uma das mazelas sociais envolvendo o tema é a violência doméstica. No ano passado, o Paraná registrou 20.592 casos de violações de direitos de mulheres, com 3.103 denúncias formalizadas. Os números são do 'Painel de Dados' do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania com informações dos atendimentos do 'Disque 100'. Em Curitiba, foram 5.054 violações e 957 denúncias.

Sede do TRT-PR

Imagem: Fotografia de duas mulheres usando vestidos longos. à esquerda, Paloma de vestido azul e cabelo pretos curtos. Do lado direito, Cleonice, de vestido verde, de cabelos compridos e grisalhos.
Na imagem, a soprano chilena Paloma López-Schott e a pianista curitibana Clenice Ortigara.

No dia 14 de março, acontece uma apresentação musical em homenagem ao Dia da Mulher no Edifício Rio Branco, sede do TRT-PR, a partir das 14h. A apresentação reunirá a soprano chilena, radicada em Curitiba, Paloma López-Schott e a pianista curitibana e professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Clenice Ortigara.

Paloma atua no cenário nacional e internacional como intérprete do repertório operístico, sinfônico e camerístico. Em 2024 estreou no Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Clenice é detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Destaque para o prêmio de Melhor pianista camerista (Achievement Award Outstanding Accomplishments and Dedicated Service in Accompanying Dept. of Music) da University of Missouri.

Até sexta (14) ocorre também a mostra do Centro de Memória "Quando o trabalho feminino dependia da permissão do Marido", que mostra documentos relacionados ao contexto da participação feminina no trabalho na metade do século XX. A exposição está no hall de entrada da sede do TRT-PR. 

Escola Judicial

No dia 13 de março, a Escola Judicial (EJ) do TRT-PR promoverá, das 18h às 20h, a palestra "Imparcialidade Judicial e a Crítica Feminista", com a professora Fabiana Cristina Severi. A palestrante é professora da USP, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Doutora em Psicologia pela USP e Mestre em Direito pela UNESP. Realiza atividades de pesquisa e de extensão ligadas aos temas: Crítica jurídica feminista, acesso à justiça para mulheres e Teorias Democráticas. 

A palestra acontecerá no auditório da Escola Judicial, na avenida Vicente Machado, 147, em Curitiba-PR. O evento é voltado para magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TRT-PR. As inscrições devem ser feitas pelo SisEJud até dia 12 de março. O link para inscrição está no site da EJ a partir do login do usuário

Na sequência da palestra serão lançados os livros "Imparcialidade judicial e a crítica feminista", de autoria da palestrante; e "O trabalho invisível de cuidado - Pobreza de tempo e equidade de gênero", escrito pela juíza do Trabalho Ana Paula Sefrin Saladini, do TRT-PR.

Memória em Londrina

Imagem: Fotografia de uma sala com sofás e cadeiras e, próximo das paredes, mesas com vidros e paineis com fotografias. Três pessoas, de costas, olham para a exposição, dois homens e uma mulher.
A exposição em Londrina está aberta ao público das 8h30 às 17h30, no hall de entrada do Fórum.

Na Justiça do Trabalho de Londrina, o Dia da Mulher será celebrado com a mostra "A Mulher no Mundo do Trabalho: Conquistas e Direitos". A exposição será inaugurada no dia 10 de março e permanecerá aberta ao público por 50 dias, 8h30 às 17h30, no hall de entrada do Fórum.

Organizada pela Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Londrina, a mostra busca informar e valorizar as conquistas femininas no ambiente político e social, além de promover reflexões sobre a trajetória histórica das mulheres no mercado de trabalho.

O acervo inclui documentos históricos da Justiça do Trabalho e imagens cedidas pelo Museu Histórico de Londrina que ilustram a participação feminina em diferentes épocas. 

A exposição será inaugurada no dia 10 de março e permanecerá aberta ao público por 50 dias, 8h30 às 17h30, no hall de entrada do Fórum.

 

Confraternização em Maringá

A Direção do Fórum Trabalhista de Maringá, em parceria com a Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória, realizou um café da manhã para magistradas, servidoras, estagiárias e trabalhadoras terceirizadas. A confraternização aconteceu no Espaço Convivência, situado no 2º andar do Fórum de Maringá. As participantes ainda assistiram a uma palestra motivacional com a advogada Marcela Thomaz.

A Seção de Arquivo de Maringá também organizou um cenário e uma mostra de banners e cartazes com o tema "Nós, Mulheres do Lar". A mostra ficará aberta ao público durante todo o mês de março, no hall de entrada do Fórum.

Imagem: Uma exposição com roupas penduradas em um varal, incluindo um vestido vermelho em um manequim. À direita, um cartaz com a frase falas machistas. À esquerda, um banner com a frase nós mulheres do lar.
A mostra em Maringá ficará aberta ao público durante todo o mês de março, no hall de entrada do Fórum da cidade.

Matéria editada às 16h30 do dia 12 de março para incluir informações da mostra do Centro de Memória em Curitiba.

Texto: Márcio Lopes
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

Última atualização: quinta-feira, 13 mar. 2025, 14:22