Data: 6/10 a 7/11

Público/vagas: magistradas(os) [50 vagas]

Modalidade: EaD (com encontros síncronos por meio da plataforma Zoom em 17 de outubro, das 10h às 12h, e no dia 7 de novembro das 14h às 16h).

Carga horária: 10h

Inscrições: pelo sistema SisEJud das 12h de 24 de setembro até às 23h55 de 3 de outubro. Clique aqui para se inscrever.

Critérios de avaliação e aproveitamento: Para a aprovação no curso, será obrigatória a participação nos encontros síncronos e aproveitamento nas avaliações. 

Informações adicionais:

A ação de capacitação tem como objetivos: ampliar a compreensão a respeito do fenômeno midiático contemporâneo; desenvolver estratégias de convivência, aproveitamento de oportunidades de mídia e minimização dos riscos; antecipar cenários de crise e estabelecer roteiros de gestão; e desenvolver familiaridade com situações midiáticas, como entrevistas amigáveis e entrevistas de confronto.

Instrutor: Gladimir do Nascimento (Jornalista profissional. Graduado em Comunicação Social / Jornalismo. Possui 37 anos de experiência profissional com trabalho em jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. Atuou como repórter, produtor, editor, apresentador, chefe de reportagem e diretor de jornalismo em veículos como Rádio Independência, Rádio CBN, Rádio Band News, TV Paranaense, TV Curitiba, TV Paraná, TV Iguaçu, Band TV, O Estado do Paraná, Jornal do Estado, Jornal Indústria & Comércio e Revista Exame. Assessor de Comunicação do TRT-PR entre 2009 e 2012 e entre 2021 e 2023. Secretário Municipal de Comunicação de Curitiba no biênio 2013-2014).

Conteúdo programático:

I – Introdução à ciência da Comunicação e linguagem
- O que é comunicação.
- Complexidade do fenômeno da comunicação.
- Teorias de comunicação e teorias na comunicação.
- Comunicação, tecnologia e poder.
- Adequação de linguagem

II – Código de conduta em comunicação – Adequação da comunicação de agentes públicos às diretrizes institucionais
- Diretrizes de comunicação da Justiça do Trabalho.
- Comunicação no TRT-PR.

III – Reputação e crises de comunicação
- Comunicação como ferramenta de gestão.
- Gestão de crise

IV – Cultura comunicacional da Justiça do Trabalho e sua verificação no cotidiano da unidade.
- Prevenção de ruídos comunicacionais