Topic outline
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INTRODUÇÃO
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Muito se tem falado do processo de avaliação de desempenho, mas observa-se que os mecanismos posteriores ao processo não se encontram tão evidenciados como o inicial da avaliação propriamente dita, pouco se tem falado em relação à realização de práticas do feedback por parte dos gestores das organizações aos colaboradores envolvidos no processo de gestão de desempenho.
Uma avaliação gera expectativa e ansiedade no avaliado. A devolutiva é o momento de apresentar os resultados ao avaliado e da utilização do “feedback para resultados”, discutindo questões específicas, de interesse da empresa e do colaborador para atingir as metas organizacionais e, porque não, as pessoais (LEME, 2007).
Para tanto, o feedback exerce um papel de extrema importância na gestão de desempenho das organizações, capaz de garantir o desenvolvimento contínuo do colaborador na rotina operacional.
Para Leme (2007) “feedback significa, apenas, INFORMAÇÃO”.
O processo de avaliação de desempenho se encerra no momento em que o gestor evidencia ao colaborador informações sobre seu desempenho na organização, para que posterior sejam propostas melhorias do indivíduo, caso houver e/ou promover estratégias de treinamento e capacitação profissional objetivando assim a concretização da inserção do indivíduo nas práticas organizacionais.
Assim DEVE ser o feedback entre os interlocutores. O gestor deve transmitir uma informação precisa e cabe ao colaborador que receber a informação compreender que esta tem por objetivo que ele atinja os objetivos organizacionais, interpretá-las e agir (LEME, 2007).
Daniel de Souza Ferreira. A Importância do Feedback no processo de Avaliação de Desempenho realizado nas Organizações da Zona da Mata Mineira.
Disponível em http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigocientifico_3_0.pdf - Acesso em 9/06/2015.
Nesta unidade disponibilizamos, também, alguns vídeos que versam sobre Feedback
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Bernardo Leite, Sócio-Diretor da Bernardo Leite - Consultoria Empresarial e da RH Estratégia - Recrutamento e Seleção e psicólogo especializado em Administração de Empresas, explica o que é Feedback e como sua ausência cria respostas equivocadas dentro das empresas.
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As pessoas precisam saber com certeza e claramente o que seu chefe pensa sobre elas, o que fazem de certo ou errado, seus pontos fortes e fracos. Segundo o Prof. Marins, a avaliação é o que motiva os colaboradores nas empresas, pois só assim, sentem-se em constante desenvolvimento.
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O processo de avaliação de desempenho, do qual o feedback faz parte, serve para que um servidor tenha conhecimento se está agindo de acordo com o esperado e também é fundamental para o crescimento da empresa.
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Programa de Formação de Liderança
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Palestra proferida pela consultor da Leme na primeira quinzena de abril de 2015.
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Palestra proferida pela consultor da Leme na primeira quinzena de abril de 2015