<<Voltar

Boletim Servidores - Escola Judicial TRT 9ª Região

Nº 46 (03/DEZ/2021)

TÉRMINO DO MANDATO DA GESTÃO 2020/2021 - AGRADECIMENTOS

A gestão 2020-2021 da Escola Judicial chega ao fim após dois anos de intensas atividades na modalidade de ensino a distância. Seja de forma síncrona ou assíncrona, o modelo de promoção de ações de formação e capacitação foi imprescindível nesses longos meses de pandemia.

Tendo em vista as restrições sanitárias contra a propagação da Covid-19, inviabilizou-se a realização de atividades presenciais, não tendo sido possível realizar as edições da Semana Institucional da Magistratura do Trabalho nos anos de 2020 e 2021. Apenas dois eventos integrarão a lista de ações formativas presenciais: a abertura do Ano Letivo 2020 e o Encerramento do Ano Letivo 2021.

Ainda assim, a EJUD9 ofereceu 1.538,5 horas-aula no biênio, num total de 148 ações formativas e de capacitação.

Temáticas atuais com renomados especialistas brasileiros e dos EUA foram abordadas em cursos, seminários, aulas e demais eventos.

O tema conciliação e mediação teve grande destaque durante a gestão, sendo abordado em curso específico e obrigatório, com módulos teórico e prático, e registrando expressiva participação de magistradas/os e servidoras/es do TRT9. A primeira e a segunda turmas do módulo teórico contaram com o aproveitamento de cerca de 75 magistradas/os e 130 servidoras/es. A parte prática somou 65 magistradas/os e 66 servidores inscritos.

Ressalta-se, ainda, o “Ciclo de debates sobre raça e gênero”, organizado pelas Conselheiras Sandra Mara Flügel Assad e Ana Paula Sefrin Saladini, em iniciativa que gerou registros de elogios pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho e recomendação à ENAMAT como uma das boas práticas.

Também merece destaque o “Ciclo de Seminários Diálogos sobre privacidade”, idealizado pelo juiz auxiliar da Presidência Bráulio Gabriel Gusmão.

A alta qualidade na coordenação científica e o grau de comprometimento dos juízes Sandra, Ana e Bráulio foram fundamentais para o sucesso das elogiadas ações de formação e capacitação.

Outros temas merecedores de destaque foram ferramentas tecnológicas e redes sociais, efetividade da execução, direito do trabalho de emergência e pensamento sistêmico.

A EJUD9 também buscou oferecer conteúdo formativo para diversas estruturas do Regional paranaense, seja na capacitação de servidores para atuarem como assistentes de juízes e assessores de desembargadores, inclusive da vice-presidência, bem como no desenvolvimento da liderança de aproximadamente 170 gestores das unidades judiciárias, dentre outros.

Com vistas a dar amplitude às divulgações das atividades da Escola Judicial, foi criado em 2020 perfil no Instagram. Hoje a EJ já conta com cerca de 1.300 seguidores e aproximadamente 200 publicações nessa rede social. O número de inscritos no canal da EJUD9 no Youtube dobrou durante a pandemia e atinge cerca de 2.300 assinantes.

A nossa missão na Escola Judicial termina no próximo dia 3 de dezembro. Desejamos à nova composição, sob a competente direção do Des. Aramis de Souza Silveira, sucesso e profícuos anos letivos em 2022/2023.

Agradecemos a todas/os: magistradas/os do Conselho Administrativo da EJ9, servidoras/es da equipe da EJUD9, colaboradoras/es, parceiras/os dos demais TRTs, professoras/es e nossas/os caras/os alunas/os.

Feliz Ano Novo a todas e todos!

Imagem: assinaturas desembargador Arnor Lima Neto e Juiz Fernando Hoffmann

MAGISTRADA MORGANA DE ALMEIDA RICHA SERÁ MINISTRA DO TST

A indicação da desembargadora Morgana de Almeida Richa, do TRT da 9ª Região (PR), ao cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi aprovada no dia 30 de novembro pelo Senado Federal, após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A indicação ao cargo pelo presidente Jair Messias Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União em 9 de novembro. A desembargadora foi a mais votada na lista tríplice do TST, composta também pelos desembargadores Sérgio Pinto Martins, do TRT da 2ª Região (SP), e Paulo Régis Machado Botelho, do TRT da 7ª Região (CE).

Morgana Richa ocupará a vaga decorrente do falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa ocorrida em abril deste ano. A vaga é destinada à magistratura de carreira.

A desembargadora, natural de Toledo (PR), foi juíza substituta do TRT da 9ª Região (PR) de julho de 1992 a setembro de 1994, quando foi promovida a juíza titular de Vara, posição que ocupou até sua promoção a desembargadora do Tribunal, em novembro de 2019. Foi, ainda, conselheira do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2009/2011, tendo presidido a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania, e presidente da Amatra IX por duas gestões consecutivas (2002 a 2006), diretora da Anamatra (2003/2005) e vice-presidente da AMB (2004/2007).

Doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). a magistrada foi coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT-PR na gestão 2017-2019 e imprimiu dinamismo e inovações metodológicas à frente da coordenação.

EVENTO DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT-PR – PRESENCIAL E EAD – ATÉ 10/12

Evento de Encerramento do Ano Letivo da Escola Judicial do TRTPR

Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Escola Judicial nos dias 02 e 03 de dezembro.

Programação:

- Abertura

- Palestra “O CPC/2015 cinco anos depois: onde viemos parar?” - Procurador da República Sérgio Cruz Arenhart

- Palestra “Mito da caverna: simbolismos e reflexões” - Filósofa Lúcia Helena Galvão Maya

- Relatório de Atividades da Escola Regional do TRT-PR - Gestão 2020/2021

- Apresentação da nova composição da Escola Judicial do TRT-PR - Gestão 2022/2023

Carga Horária: 5 horas.

Não há necessidade de inscrições. Acesse o vídeo e a avaliação no Espaço da/o Servidora/or > Relatórios de Avaliação. A avaliação de reação ficará disponível no ambiente virtual até o dia 10/12/2021.

CONFERÊNCIA “THE PRESENT AND FUTURE OF MEDIATION” - PRESENTE E FUTURO DA MEDIAÇÃO – EAD – ATÉ 10/12

Conferência "Presente e futuro da mediação"

Transmitida ao vivo pelo Canal YouTube da Escola Judicial do TRT-PRcom tradução simultânea, no dia 30 de novembro.

A ação de formação e capacitação encerra o “Curso de formação de magistrados formadores e supervisores em conciliação e mediação e de formação de servidores conciliadores e mediadores”, que visa ao atendimento dos requisitos para atuação de magistrados e servidores no CEJUSC-JT, conforme ATO CSJT.GP.SG Nº 141/2020.

Conteúdo ministrado por Sukhsimranjit Singh (Managing Director of the Straus Institute for Dispute Resolution at Pepperdine University Caruso School of Law). O Prof. Sukhsimranjit é um dos mais renomados profissionais na área de mediação. Autor de diversos artigos, atuou como mediador e ministrou palestras e treinamentos em dezenas de estados dos EUA e de outros países, além de ter participado por duas vezes do TEDx Talks. Mais informações sobre o palestrante no link: https://law.pepperdine.edu/faculty-research/sukhsimranjit-singh/

Carga horária: 2h

Não há necessidade de inscrições. Acesse o vídeo e a avaliação no Espaço da/o Servidora/or > Relatórios de Avaliação. A avaliação de reação ficará disponível no ambiente virtual até o dia 10/12/2021.

CURSO “QUANDO NASCE UM PAI - ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE PATERNIDADE RESPONSÁVEL” - EAD

Quando nasce um pai - Orientações básicas sobre Paternidade Responsável

Compartilhado pelo Supremo Tribunal Federal, tem como público-alvo magistrados e servidores que desejem obter os requisitos necessários para a ampliação da licença paternidade prevista na Lei nº 13.257/16 e regulamentada, no âmbito do TRT-PR, pelo ATO nº 88, de 30 de junho de 2020.

Não há necessidade de inscrição. Basta acessar o ambiente do curso na página da Escola Judicial, na seção Cursos EaD.

Período de realização: curso fixo.

Carga Horária: 8 horas.

Observação: Curso não válido para o cômputo de horas de formação ou adicional de qualificação.

Mais informações:
“TRT-PR adota novas regras para prorrogação da licença-paternidade de magistrados e servidores” (Notícia ASCOM 19/08/2020)

Saiba mais.

MATERIAL DISPONÍVEL PARA CONSULTA

A partir do dia 13 de dezembro deste ano estarão disponíveis para consulta no ambiente moodle da Escola Judicial material relativos aos cursos “Laudo pericial psiquiátrico. Causa, concausa, principais patologias e nexo causal” e “A intermediação de trabalho via plataformas digitais”.

O conteúdo das ações formativas e de capacitação foi desenvolvido pela Escola da Associação dos Magistrados do paraná - EMATRA-PR, instituição mantida pela Associação dos Magistrados dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região - AMATRA-IX.

O curso “Laudo pericial psiquiátrico. Causa, concausa, principais patologias e nexo causal” aborda os seguintes tópicos: compreensão do stress sob o ponto de vista psiquiátrico; análise crítica e técnica do NTEP nas doenças psiquiátricas; estudo sobre o nexo causal e concausal na psiquiatria; atualizações sobre as doenças psiquiátricas de relevância para a Justiça do Trabalho; compreensão sobre as doenças que não são causadas pelo trabalho; e interpretação de laudo psiquiátrico.

Por sua vez, o curso “A intermediação de trabalho via plataformas digitais” trata dos temas tecnologia e trabalho: a nova realidade laboral; o trabalho na multidão produtora – um novo modelo de negócios – um modelo disruptivo; os diversos tipos de economia baseada na intermediação de bens e serviços por uma plataforma on-line; e a economia baseada na intermediação de serviços por uma plataforma on-line.

BIBLIOTECA MILTON VIANNA

⊳  TÍTULOS DISPONÍVEIS PARA CONSULTA

Nesta semana destacamos quatro títulos atualizados na plataforma Digital Proview - Revista dos Tribunais.

- MEDINA, José Miguel Garcia; ARAÚJO, Fábio Caldas de. Código civil comentado. 4 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021

- ASSIS, Araken de. Manual da execução. 21 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021

- SALVADOR NETTO, Alamiro Velludo. Responsabilidade penal da pessoa jurídica. 2 ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020

- CHIASSONI, Pierluigi. Técnica da interpretação jurídica. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020

Imagem com as capas dos livros mencionados no texto

A plataforma pode ser acessada pela nossa Intranet, no lado direito, em Links Rápidos:  "Biblioteca Digital Proview”.

ATENÇÃO:
1 - Fora dos computadores do TRT (estando em casa, por exemplo), o acesso na Intranet deve ser feito pelo link do trabalho remoto: https://remoto.trt9.jus.br/Citrix/Store2Web/

2 - Dar preferência ao navegador Google Chrome.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail: biblioteca@trt9.jus.br.


⊳  ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA

Enquanto perdurarem as restrições decorrentes da pandemia a Biblioteca está realizando atendimento extraordinário, com adoção das devidas medidas de segurança.

1 – O atendimento é realizado somente às quintas-feiras, no horário das 13h às 17h, por servidora que não está dentro do grupo de risco;

2 – Não haverá nenhum contato entre a servidora e o usuário;

3 – As solicitações de empréstimos e devoluções somente serão atendidas por meio do correio eletrônico da biblioteca: biblioteca@trt9.jus.br.

4 – A solicitação encaminhada até a quarta-feira de cada semana será atendida na quinta-feira da mesma semana.

5 – O material será separado e encaminhado pela mensageria nas quintas-feiras, se houver mensageiro. Se não houver mensageiro disponível ou se o usuário preferir, poderá retirar o material na biblioteca, também nas quintas-feiras, das 13 às 17h, em local previamente sinalizado. Neste caso também não haverá contato com a servidora da biblioteca responsável;

6 – As devoluções serão feitas pelo mensageiro (se houver) ou pelo próprio usuário. O material deverá ser depositado em local previamente sinalizado, igualmente nas quintas-feiras, das 13 às 17h;

7 – Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail da biblioteca: biblioteca@trt9.jus.br


⊳  BASE DE DADOS SOBRE COVID-19 E O DIREITO DO TRABALHO

A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região organizou a base dados com conteúdos relacionados às relações de trabalho e à Covid-19 facilitando a consulta aos principais atos normativos publicados durante o período de combate à pandemia e para divulgar artigos, comentários e opiniões da comunidade jurídica.

A base de dados utiliza-se das fontes disponíveis na Biblioteca do TRT do Paraná, Juslaborais - Biblioteca Digital da Justiça do Trabalho, Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI), Biblioteca Digital da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Portal de Legislação do Governo Federal (PLANALTO) e o Sistema Estadual de Legislação do Governo do Paraná.

Clique aqui para acessar o periódico atualizado quinzenalmente.

COMUNICADOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES - SEM CUSTEIO PARA PARTICIPAÇÃO

EJUD 17 – Divulga o lançamento da 19ª Edição da Revista Eletrônica da Ejud do TRT da 17ª Região, contendo artigos, resenha e sentença, cujos temas abordam assuntos relacionados ao meio jurídico, notadamente da área do Direito do Trabalho.  A atual edição está hospedada na página da Escola Judicial, no sítio do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, e pode ser acessada através do link:   

https://www.trtes.jus.br/portais/escola-judicial/publicacoes/leitor/542790547?ClassificacaoPai=21329&Ordenacao=asc&Icone=pdf

INFORMAÇÕES GERAIS

⊳  ACERVO DE VÍDEOS DA ESCOLA JUDICIAL

Vídeos extraídos de cursos e eventos oferecidos pela EJ estão disponíveis na página da Escola Judicial (no botão "Acervo de vídeos" do menu à esquerda). Informa-se que os conteúdos estão acessíveis apenas para consulta, não gerando quaisquer efeitos para fins de horas de formação e capacitação. É necessário realizar login com usuário e senha.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA ESCOLA JUDICIAL

⊳  Durante o período das medidas temporárias para prevenção ao contágio do novo coronavírus, o atendimento da Escola Judicial será efetuado preferencialmente por meio do e-mail escolajudicial@trt9.jus.br.

⊳  O atendimento também poderá ser efetuado, das 10hs às 17hs, pelo Whatsapp do celular da Escola Judicial: (41) 98518-7698.

⊳  Havendo necessidade de contato urgente por telefone, ligar para (41) 99935-0350 (Daniel) ou (41) 99776-5056 (Lucas).

⊳  Siga nossas contas no Instagram (@ej_trtpr) no Twitter (@EJ_TRTPR) para receber notificações sobre cursos e eventos oferecidos a magistrados e servidores do TRT-PR. Consulte aqui o tutorial para instalar o aplicativo do Twitter, seguir a EJ e ativar as notificações em seu celular ou tablet.

⊳  Muitos conteúdos da página da Escola Judicial podem ser visualizados em dispositivos móveis. Veja no tutorial como criar um atalho na tela principal de seu celular ou tablet, para acesso rápido.

Leia as edições anteriores na página da Escola Judicial > Espaço da/o Servidora/or > Boletim Informativo da Escola Judicial

Última atualização: quarta-feira, 8 dez. 2021, 10:09