AMBIENTE DE COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS. (VALOR: 20 PONTOS)

Destino ou Mérito?

Destino ou Mérito?

by Kelvi Leandro Da Silva -
Number of replies: 2

Um filme que admiro muito e que traz grandes lições de vida é "Forrest Gump - O contador de histórias". Nele, o diretor usa um personagem teoricamente com pouca capacidade cognitiva, mas que vivencia grandes acontecimentos históricos que nos faz lembrar da obra "A Odisséia". No entanto, um fato parece passar desapercebido por que vê essa película como algo apenas hilariante. O personagem (Forrest), no decorrer da trama, procura, a cada momento, entender o mundo ao seu redor. Para tanto, ele conta com as palavras de sua mãe, que o criou sozinha e, com o ideal de vida do Tenente Dan, que foi seu superior durante a guerra do Vietnã. Enquanto o Tenente dizia que todos possuíam um destino e que esse destino era imutável, a mãe de Forrest havia criado seu filho com o ideal de que tudo pode ser conquistado, tudo pode ser alcançado e que todas as pessoas são iguais.

Ao meu ver, as pessoas não são iguais, afinal somos indivíduos e essa expressão já diz tudo. No entanto, o ideal de vida do Tenente Dan também é impróprio, pois quais avanços e quais conquistas poderia o homem alcançar se o próprio destino é o senhor do futuro? A conclusão que me vem é a de que cada qual nasce com características diferentes, desenvolve aptidões diferentes e que, no entanto, o grande motor do desenvolvimento humano deve estar no aperfeiçoamento das aptidões que possuímos e no desenvolvimento de novas aptidões as quais somos carecedores.

In reply to Kelvi Leandro Da Silva

Re: Destino ou Mérito?

by Sérgio Luis Prudente -

Na minha opinião vai depender de ambos, Destino e Mérito, pois acredito que todos estamos destinados a alguma coisa, seja ela importante ou mega importante, pois é so vermos a nossa volta pessoas que estão sujeitas a não ser ninguém, ser apenas uma peça no imenso tabuleiro de xadrez que é a vida, e de repente numa virada  se tornam empresários de renome e objeto de " quero ser igual ", temos Silvio Santos, que era um camelô ou Ermirio de Morais que carregava carroça de terra para obras em construção.Venceram por mérito ou estavam destinadas a serem o que são???? . acredito sim que as duas coisas estão aliadas a Persistência pois  a vida é uma imensa engrenagem, onde cada um desempenha um papel nesta roda viva, onde cabe a nós decidirmos,  ser alguém para dar movimento nesta engrenagem ou entrar na fila todos os dias de algum orgão de assistência social a espera de migalhas ou de um Milagre. 

 

In reply to Sérgio Luis Prudente

Re: Destino ou Mérito?

by Gisele Mara Schier -

O tema Destino ou Mérito é subjetivo, e polêmico também, já que cada indivíduo tem sua visão própria do mundo e das pessoas que o cercam. Eu particularmente acredito mais em mérito do que destino, partindo do raciocínio de que cada um busca o seu destino. Vemos constantemente histórias de pessoas que, por uma fatalidade (ou destino), têm sua capacidade motora ou visual reduzidas, e mesmo assim buscam meios de superação, e por mérito mudam o curso de suas vidas, progridem e se aperfeiçoam.

Portanto, em minha opinião, as conquistas pessoais de cada um estão diretamente ligadas ao mérito. Até porque com nosso mérito podemos contar, com o destino não.